Os sistemas de partilha de bicicletas

Muito se tem falado sobre sistemas de partilhas de bicicletas por cá, depois das Bugas de Aveiro, as Bicas de Cascais ou as Rainhas nas Caldas da Rainha, Faro prepara-se para implementar um destes sistemas.

Mas na verdade estes sistemas já bem conhecidos em várias cidades do Mundo, o primeiro sistema surgiu em Amesterdão em 1965.

5628622992_17727c680e_b

De uma forma simples, um sistema de partilha de bicicletas é um conjunto de bicicletas públicas, normalmente com cores e formas diferentes do habitual, disponíveis a qualquer cidadão (sujeito a um registo) em diferentes pontos da cidade, que permite ao utilizador “alugar” uma bicicleta numa estação e usá-la na sua viagem até outra estação.

A utilização deste tipo de sistemas está especialmente favorecido em cidades como Coimbra, em que as viagens se fazem muito bem de bicicleta num sentido mas no sentido contrário existirem impedimentos, mas só se existir um bom serviço de transportes públicos que complemente as viagens. (concordam?)

Os sistemas que existem por cá estão mais direccionados para viagens turísticas ou de lazer, mas o sistema pode muito bem ser usado para viagens diárias imaginem chegarem aos H.U.C., à Universidade, à baixa, etc. com zero preocupações para estacionar e ficar mesmo à porta… Zero preocupações por deixarem a vossa bicicleta estacionada na rua, ou em por o óleo na corrente que falta, etc etc… Era bom, não era?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s